Emoções
Estudaremos a influência das experiências antigas na criação das primeiras emoções, principalmente aquelas mais básicas: medo, raiva, tristeza e ansiedade. Entenderemos também como pensamentos negativos aumentam cada uma delas, criando quadros de fobia, depressão, angústia e agressividade. Veremos as diferenças entre modos racionais e emocionais de viver e a presença de estruturas límbicas mediando interações e comportamentos a partir do cérebro.
Sentimentos
Neste tema continuamos o estudo das emoções, só que agora verificando as forças mentais que as transformam através do emprego de pensamentos positivos. Para cada emoção negativa há um sentimento positivo que podemos criar no lugar. Medo será substituído por coragem, raiva por compreensão, tristeza por alegria e ansiedade substituída por calma. Novos estados psicológicos nascem com novos pensamentos e novos sentimentos.
Humor
Podemos dizer que o humor é um estado que caracteriza o psiquismo em determinado momento. Em nossa pesquisa descobrimos que o humor sofre influência das emoções, mas também do modo como encaramos a vida, da cognição e dos sentimentos. Pessoa pessimista tende a ser mais irritadiça e mau-humorada. Pessoas otimistas tendem a viver mais bem-humoradas. Veremos meios de conquistar estados de melhor humor pessoal.
Situações
As pessoas do mundo inteiro passam basicamente pelas mesmas situações durante a vida, mas as estratégias de enfrentamento e as reações podem ser as mais diversas possíveis. Nesse assunto vamos estudar as características de um ser resiliente e de um eu sucumbente ou frágil. Iremos visualizar como se conformam estados psicológicos mais preparados aos desafios e situações existenciais em contraponto aos seres que se desequilibram frente aos problemas.
Problemas
Das diversas situações que passamos pela vida, algumas se configuram em problemas e sofrimentos mais intensos. Nestas, será necessário mais esforço de autossuperação, reposicionamento e recomposição psíquica. Há pessoas muito habilidosas em ampliar os problemas que já têm e complicar ainda mais a existência. É possível ser mais resolutivo e menos problematizador em tudo o que fazemos.



