Corpo
Neste tema vamos estudar o corpo humano, no intuito de que possamos cuidá-lo com mais esmero. Há vários aspectos a serem analisados, não só aqueles estritamente físicos, mas também os componentes psicológicos e sociais. Verificamos aqui o autocuidado, a autoestima, limites e adaptações, ações de superação, exames de rotina, libertação das inculcações midiáticas e das pressões da indústria da beleza.
Esporte
O esporte moderado é um hábito que promove a saúde e previne doenças, pois ativa toda a fisiologia e stimula a homeostase orgânica. O esporte tem sido apontado como importante indicador de longevidade e produtor de saúde, além de ser recomendado como ferramenta psicoterapêutica para melhorar a autoestima, fazer amigos, promover higiene mental, acalmar as emoções, melhorar o humor e ativar o sistema imunológico.
Saúde
Entender a importância de mantermos uma saúde global. A vida anda a passos lentos quando a saúde não está a pleno vapor ou quando as doenças predominam. Ao educando propomos pensar sobre sua disposição geral, para que preste atenção não só em cuidados com a aparência, mas com a essência física. Avaliaremos o corpo (biossaúde), o psiquismo (psicos-saúde) e a sociedade (sociossaúde).
Doenças
Vamos elencar nesse encontro as doenças físicas (biopatologias), psicológicas (psicopatologias) e sociais (sociopatologias) que nos envolvem, buscando medidas curativas ou preventivas. Doenças quase sempre são criadas, mantidas e aumentadas pela presença de faltas éticas, defeitos pessoais, pensamentos negativos e emoções perturbadoras.
Fármacos
Neste tema estudaremos a utilização consciente e ponderada das medicações e substâncias químicas. Em outro foco, trataremos das formas de superação dos diversos vícios psicológicos, biológicos e sociais presentes em nós e estimulados pela sociedade atual. A evolução da psicofarmacologia é evidente e muito importante na reequilibração.



