Fisiologia
Vamos conhecer o funcionamento básico do corpo humano, seus sistemas principais, órgãos e aparelhos, o que acontece nas interações corpo-emoção-mente, as principais áreas de somatização, os transtornos mais comuns, estudando quais componentes psíquicos podem existir em cada um deles, a psicofisiologia dentro de nós e o papel da mudança de nossos pensamentos e emoções para um ponto de equilíbrio maior em nosso funcionamento.
Alimentação
Frase antiga diz “faz do teu alimento remédio”, e é também importante princípio para que cuidemos de nossa alimentação, considerada juntamente com o esporte e o descanso como as práticas que mais previnem doenças e mantêm a saúde global. Veremos também a influência do psiquismo e do social neste campo, tanto emoções quanto pressões. Nesse tema, é importante diagnosticar os alimentos que nos fazem bem e eliminar aqueles mais danosos.
Higiene
Como sabemos, o corpo humano possui bilhões de bactérias, então a higiene se torna muito importante para a saúde, na convivência, na apresentação pessoal e na desinfecção. Simples cuidados ajudam a manter nosso equilíbrio e asseio geral. Veremos aqui como a pessoa cuida de si e dos ambientes onde vive. Psicosfera, sociosfera e biosfera interagem e se influenciam mutuamente. Sugismundismo, displicência e acumulação podem indicar psicopatologias.
Descanso
O descanso é uma área que afeta todas as outras, pois muitos dormem mal, trabalham em excesso, se encontram indispostos, sobrecarregados e cansados. Mente, corpo e emoção têm seus limites e necessitam do bom restabelecimento. Extrapolar isso pode gerar múltiplos estresses bloqueadores e desequilibradores. Precisamos de momentos livres, passatempos, hobbies e um bom lazer com os amigos. Insônia, hipersonia e bruxismo são tratados aqui.
Sexualidade
A sexualidade é um dos maiores atratores interpessoais, no entanto é muito raro encontrarmos uma pessoa que está plenamente satisfeita e saudável do ponto de vista sexual. Vamos analisar a psicossexualidade humana e os meios de colocar o comportamento num patamar saudável, livre de carências, pornografia, parafilias, DSTs, obsessões, desprazer ou outras psicopatologias comuns a este campo.



