Cognição
As cognições são compostas por miríades de funções, atributos e operações, mantendo ou mudando o psiquismo, movendo as engrenagens de nossa psicodinâmica, constituindo nossos estados psicológicos, produzindo o sucesso ou fracasso na condução do comportamento. Veremos aqui as diferentes ativações que fazemos em nossa psicodinâmica em várias áreas, assuntos e momentos da vida.
Pensamentos
Pensamentos são os motores do comportamento e da manifestação. Num dia podemos produzir diversos tipos de pensamentos, mais patológicos ou mais saudáveis. Pensamentos poderosos podem transformar a realidade, como também contaminar o psiquismo com todo tipo de psicopatologia. Veremos como mudar comportamentos mudando pensamentos.
Filosofia
No tema filosofia veremos as questões relacionadas ao caráter, à ética, aos comportamentos antiéticos, à presença da bondade ou da maldade, os princípios e valores que regem nossas condutas. Também estudaremos o quanto as sociedades ainda precisam avançar do ponto de vista filosófico, para que suas culturas possam atingir outros patamares civilizatórios.
Paradigma
O paradigma é um modelo de interpretação do mundo e de nós mesmos. Podemos dizer que os paradigmas funcionam como megaesquemas ou megalentes mentais. Cada área da vida pode apresentar diversos paradigmas. Desejamos discutir como construímos nossas visões em cada assunto e situação, verificando se não é o momento para desconstruções cognitivas e autoatualizações mentais.
Comportamentos
Neste assunto iremos fornecer 100 exemplos de comportamentos para que possam ser debatidos, estudados, analisados e entendidos pelos estudantes, estimulando que reflitam sobre a qualidade dos próprios comportamentos e suas conexões com o modo de pensar. Mais atenção aos comportamentos é mais ampliação do autoconhecimento.



