O diagrama
O diagrama eu é o agrupamento sistematizado das principais áreas da vida, resultado de um estudo realizado pelo pesquisador Luiz Bonassi, que se iniciou em 2001 e terminou em 2009. Aqui apresentamos a vocês as 50 principais áreas existenciais, agrupadas em torno de 10 blocos centrais: Biografia, Corpo, Fisiologia, Social, Relações, Emoções, Mente, Cognição, Atributos e Existência.
Primeiro passo
O primeiro passo ao interessado em aplicar o DH em sua vida é se analisar globalmente,
identificando de imediato as áreas que estão bem e que administra com tranquilidade, e
aquelas áreas que necessitam mais empenho e cuidado, que estão desequilibradas ou gerando
transtornos.
Organização
Do modo que está organizado o diagrama facilita que você diga ao seu mental sobre o que
está mais urgente mudar, melhorar, ajustar ou investir. Existem áreas fáceis de lidar como
Plantas por exemplo que exige plantio, rega e pequenos cuidados. Por outro lado existem
áreas complexas que trazem muita amargura, sofrimento e desgosto por exemplo Emoções,
responsável em expressar medos, raivas, tristezas, ansiedades, alegrias, destemor, calma e
centenas de outros sentimentos.
Jornada
Desejamos a você boa sorte em sua jornada de autodesenvolvimento, pois tudo que
conquistar ficará registrado e agregado em seu interior. Neste processo você se deparará com
surpresas sobre seus comportamentos, irá ficar alegre em descobrir talentos que desconhecia,
confrontará defeitos prejudiciais, encontrará transtornos visíveis e lados sóbrios escondidos
em seu EU.
Crescimento
Quanto mais qualidades desenvolver em várias áreas melhor será e mais fácil será conduzir
vários aspectos da vida. Quando mais defeitos e imaturidades dominarem seu
comportamento, mais problemas terá ao longo do caminho. De uma olhada no diagrama e
diga a você mesmo quais áreas precisa analisar mais para se tornar uma pessoa melhor. Deixe
de lado as exigências e reclamações direcionadas aos outros, pois só existe automudança e
autodesenvolvimento. Encontre soluções em nossos programas e livros. Chame no watts um
de nossos consultores em desenvolvimento humano.
O que são os blocos?
Foram selecionados 50 livros e, para facilitar a compreensão e a apresentação, eles foram organizados em 10 blocos.
Cada bloco reúne obras com temas em comum ou complementares, permitindo que o conteúdo seja resumido e compartilhado de forma clara, dinâmica e acessível para o público.
Divisão estratégica dos livros
Os 50 livros foram distribuídos em 10 blocos de forma organizada e estratégica, levando em conta os temas centrais e as semelhanças entre eles. Essa divisão ajuda a manter uma linha de raciocínio clara, permitindo que cada grupo de obras seja explorado em conjunto e apresentado de maneira mais lógica e coerente. Assim, em vez de analisar cada livro isoladamente, é possível enxergar como eles dialogam entre si dentro de cada bloco.
Facilidade de compreensão e apresentação
A separação em blocos não apenas simplifica o processo de resumo, mas também torna a apresentação muito mais fluida e acessível. Para o público, receber as informações organizadas em partes menores evita sobrecarga de conteúdo e facilita a assimilação das ideias principais. Dessa forma, cada bloco funciona como um passo dentro de uma jornada de aprendizado, ajudando a manter a atenção e o interesse das pessoas do início ao fim.
Aproveitamento máximo do conteúdo
Com os livros reunidos em blocos e devidamente resumidos, é possível extrair o melhor de cada obra, destacando seus pontos essenciais. Essa metodologia permite que o público tenha acesso a um panorama rico e variado de 50 livros, sem a necessidade de lê-los integralmente. Assim, todos conseguem absorver rapidamente o conhecimento central, enquanto quem se interessar por um tema específico pode buscar o livro completo depois.
Bloco 1
Biografia
Neste tema vamos estudar as histórias de vida das pessoas, verificar o que os eventos geraram em seu psiquismo, conhecer fatos e acontecimentos, perfazer sua cronologia, como se desenvolveu ao longo do tempo, conhecer suas maiores influências, suas reações pessoais, revisitar traumas, fatos mal resolvidos, momentos bons e ruins que estão latentes em suas memórias, ajudar o educando a entender as características de cada fase da vida humana.
Infância
A infância é considerada por muitos como uma fase essencial na definição do eu e seu modo psíquico de funcionar no futuro. Há uma riqueza de inputs construtores do eu, momento em que o ser, ainda inocente perante a complexidade da vida, está mais aberto às influências e moldagens do meio. Vamos estudar como inicia o desenvolvimento, as estimulações, as inibições e as agressões.
Adolescência
A fase da adolescência é uma fase de exploração do mundo, a conquista de mais autonomia, tomada de decisões e escolhas que determinarão o futuro. Fase da descoberta sexual, dos grupos de afinidade, de preparo, dos cursos, estudos e investimentos numa carreira. Vamos salientar aqui a ativação das reflexões existenciais a fim de que o jovem encontre um estilo pessoal, filtrando estímulos nocivos, sem atitudes aprisionadoras.
Adultidade
Na fase adulta predomina o mundo do trabalho, a busca pelo crescimento profissional e financeiro, onde acontecem geralmente o enfrentamento de grandes dificuldades e a exigência de coordenar maior número de responsabilidades. Acontece também a saída de casa, decepções, observação dos limites pessoais, projetos que dão certo e problemas relacionais. Fase de muitos aprendizados, superações e pressões.
Gerontidade
Apesar de ser uma etapa de colheita daquilo que se plantou no passado e aposentadoria, a gerontidade pode ser também um momento para resgatar planos, ensinar os mais jovens, explorar o mundo e agir com mais maturidade, assentando as emoções e fazendo a racionalidade predominar. É momento propício também para resolver mágoas, reconciliar e se espiritualizar.
Bloco 2
Corpo
Neste tema vamos estudar o corpo humano, no intuito de que possamos cuidá-lo com mais esmero. Há vários aspectos a serem analisados, não só aqueles estritamente físicos, mas também os componentes psicológicos e sociais. Verificamos aqui o autocuidado, a autoestima, limites e adaptações, ações de superação, exames de rotina, libertação das inculcações midiáticas e das pressões da indústria da beleza.
Esporte
O esporte moderado é um hábito que promove a saúde e previne doenças, pois ativa toda a fisiologia e stimula a homeostase orgânica. O esporte tem sido apontado como importante indicador de longevidade e produtor de saúde, além de ser recomendado como ferramenta psicoterapêutica para melhorar a autoestima, fazer amigos, promover higiene mental, acalmar as emoções, melhorar o humor e ativar o sistema imunológico.
Saúde
Entender a importância de mantermos uma saúde global. A vida anda a passos lentos quando a saúde não está a pleno vapor ou quando as doenças predominam. Ao educando propomos pensar sobre sua disposição geral, para que preste atenção não só em cuidados com a aparência, mas com a essência física. Avaliaremos o corpo (biossaúde), o psiquismo (psicos-saúde) e a sociedade (sociossaúde).
Doenças
Vamos elencar nesse encontro as doenças físicas (biopatologias), psicológicas (psicopatologias) e sociais (sociopatologias) que nos envolvem, buscando medidas curativas ou preventivas. Doenças quase sempre são criadas, mantidas e aumentadas pela presença de faltas éticas, defeitos pessoais, pensamentos negativos e emoções perturbadoras.
Fármacos
Neste tema estudaremos a utilização consciente e ponderada das medicações e substâncias químicas. Em outro foco, trataremos das formas de superação dos diversos vícios psicológicos, biológicos e sociais presentes em nós e estimulados pela sociedade atual. A evolução da psicofarmacologia é evidente e muito importante na reequilibração.
Bloco 3
Fisiologia
Vamos conhecer o funcionamento básico do corpo humano, seus sistemas principais, órgãos e aparelhos, o que acontece nas interações corpo-emoção-mente, as principais áreas de somatização, os transtornos mais comuns, estudando quais componentes psíquicos podem existir em cada um deles, a psicofisiologia dentro de nós e o papel da mudança de nossos pensamentos e emoções para um ponto de equilíbrio maior em nosso funcionamento.
Alimentação
Frase antiga diz “faz do teu alimento remédio”, e é também importante princípio para que cuidemos de nossa alimentação, considerada juntamente com o esporte e o descanso como as práticas que mais previnem doenças e mantêm a saúde global. Veremos também a influência do psiquismo e do social neste campo, tanto emoções quanto pressões. Nesse tema, é importante diagnosticar os alimentos que nos fazem bem e eliminar aqueles mais danosos.
Higiene
Como sabemos, o corpo humano possui bilhões de bactérias, então a higiene se torna muito importante para a saúde, na convivência, na apresentação pessoal e na desinfecção. Simples cuidados ajudam a manter nosso equilíbrio e asseio geral. Veremos aqui como a pessoa cuida de si e dos ambientes onde vive. Psicosfera, sociosfera e biosfera interagem e se influenciam mutuamente. Sugismundismo, displicência e acumulação podem indicar psicopatologias.
Descanso
O descanso é uma área que afeta todas as outras, pois muitos dormem mal, trabalham em excesso, se encontram indispostos, sobrecarregados e cansados. Mente, corpo e emoção têm seus limites e necessitam do bom restabelecimento. Extrapolar isso pode gerar múltiplos estresses bloqueadores e desequilibradores. Precisamos de momentos livres, passatempos, hobbies e um bom lazer com os amigos. Insônia, hipersonia e bruxismo são tratados aqui.
Sexualidade
A sexualidade é um dos maiores atratores interpessoais, no entanto é muito raro encontrarmos uma pessoa que está plenamente satisfeita e saudável do ponto de vista sexual. Vamos analisar a psicossexualidade humana e os meios de colocar o comportamento num patamar saudável, livre de carências, pornografia, parafilias, DSTs, obsessões, desprazer ou outras psicopatologias comuns a este campo.
Bloco 4
Social
No social pretendemos entender bem a sociodinâmica, desvendando os mecanismos das sociomoldagens a que fomos expostos ao longo da vida. Uma pessoa é formada de partes de outras e da própria sociedade que a circunda. Este é o momento de visualizar o que foi positivo ou motivo de sofrimento. Faremos um retrospecto dos principais eventos da história das sociedades, suas características mais marcantes e o efeito do zeitgeist sobre nós.
Família
A família é o elemento mais influente na conformação inicial do eu, sendo os pais e mães os maiores educadores e também os maiores agressores que podem existir. Aqui visualizaremos as primeiras influências na organização psicológica, os estilos parentais, os traumas ou ensinamentos angariados. As sociomoldagens mais poderosas e vincadoras do psiquismo ocorrem justamente no seio familiar. São vivências e experiências que nos acompanharão sempre.
Afetividade
A autonomia afetiva parece ser uma das coisas que mais demoram para serem conquistadas durante a vida. Por isso vamos ajudar as pessoas a vencer seus traumas, carências, dependências, sofrimentos e tantos outros fatos afetivos paralisadores. Esta é uma área da vida das mais estruturantes do desenvolvimento. Quando a afetividade não está bem, parece minar o psiquismo e atrapalhar todas as outras áreas.
Casal
As características e padrões de funcionamento presentes em família e no afetivo costumam contagiar a vida do futuro casal. Um casal consciente consegue se renovar, ajudando um ao outro a superar deficiências e as moldagens negativas do passado. Um casal que constrói planos com diálogo e apoio pode obter mais rapidamente sucesso e progresso em várias áreas da vida. Certos casais já vivenciam a inteligência no casamento.
Grupos
Na vida social, logo na adolescência, é normal que o ser humano vá se agrupando com pessoas afins, seja de modo consciente ou inconsciente. Vamos estudar estes processos, desejando enfocar a importância do desenvolvimento de aproximações agregadoras e com boas práticas no seio de nossa sociedade. Há que se saber diferenciar entre grupos antissociais, corruptores e nocivos e os grupos produtivos e éticos.
Bloco 5
Relações
Outra área crítica da vida humana são as relações. Talvez seja uma das áreas que mais nos adoecem. Quando este campo vai bem, parece que todas as outras áreas são mais facilmente conduzidas. Propomos aqui que cada ser repense como está convivendo e como administra os diversos problemas que surgem no campo de suas relações. Atividades em grupo, exercícios e reflexões comporão as práticas deste tema tão importante.
Autoconvívio
Fomos observando ao longo das pesquisas que muitas das perguntas e dificuldades encontram respostas e resoluções apenas dentro de nós mesmos. Uma pessoa que está bem consigo mesma é muito mais blindada e resiliente para conviver com os demais. Uma pessoa muito problemática nas relações é quase sempre aquela que despeja sobre os outros suas próprias insatisfações e frustrações existenciais. O equilíbrio pessoal reflete em tudo o que fazemos.
Plantas
As plantas estão presentes em nossa vida e se mostram cada vez mais importantes, tanto para o controle da temperatura quanto na oxigenação e agradabilidade dos ambientes em que vivemos. Inconscientemente, quando estressadas, as pessoas buscam a natureza para se reenergizarem. Há de se observar se cuidamos das plantas, se interagimos com a natureza e usufruímos de suas diversas possibilidades psicoterapêuticas.
Animais
Vamos mostrar o quanto somos parecidos em constituição física, social e psicológica com os outros animais. Neste estudo propomos ampliar nosso senso humanitário também a eles, observando casos de abandono, se propondo a adoções e se conscientizando dos benefícios destas interações. Em muitas culturas e cidades ainda existem casos de maus-tratos que precisam ser investigados. Os animais são antigos amigos e merecem todo nosso respeito.
Ambiente
Uma pessoa com consciência ambiental não joga papel na rua, se preocupa com o planeta, diminui seus lixos pessoais, cuida com os desperdícios, separa os lixos em sua casa, usa os recursos com inteligência, descobre o mínimo necessário para viver, se reeduca, não embarca em consumismos e pensa no que está deixando para as gerações futuras.
Bloco 6
Emoções
Estudaremos a influência das experiências antigas na criação das primeiras emoções, principalmente aquelas mais básicas: medo, raiva, tristeza e ansiedade. Entenderemos também como pensamentos negativos aumentam cada uma delas, criando quadros de fobia, depressão, angústia e agressividade. Veremos as diferenças entre modos racionais e emocionais de viver e a presença de estruturas límbicas mediando interações e comportamentos a partir do cérebro.
Sentimentos
Neste tema continuamos o estudo das emoções, só que agora verificando as forças mentais que as transformam através do emprego de pensamentos positivos. Para cada emoção negativa há um sentimento positivo que podemos criar no lugar. Medo será substituído por coragem, raiva por compreensão, tristeza por alegria e ansiedade substituída por calma. Novos estados psicológicos nascem com novos pensamentos e novos sentimentos.
Humor
Podemos dizer que o humor é um estado que caracteriza o psiquismo em determinado momento. Em nossa pesquisa descobrimos que o humor sofre influência das emoções, mas também do modo como encaramos a vida, da cognição e dos sentimentos. Pessoa pessimista tende a ser mais irritadiça e mau-humorada. Pessoas otimistas tendem a viver mais bem-humoradas. Veremos meios de conquistar estados de melhor humor pessoal.
Situações
As pessoas do mundo inteiro passam basicamente pelas mesmas situações durante a vida, mas as estratégias de enfrentamento e as reações podem ser as mais diversas possíveis. Nesse assunto vamos estudar as características de um ser resiliente e de um eu sucumbente ou frágil. Iremos visualizar como se conformam estados psicológicos mais preparados aos desafios e situações existenciais em contraponto aos seres que se desequilibram frente aos problemas.
Problemas
Das diversas situações que passamos pela vida, algumas se configuram em problemas e sofrimentos mais intensos. Nestas, será necessário mais esforço de autossuperação, reposicionamento e recomposição psíquica. Há pessoas muito habilidosas em ampliar os problemas que já têm e complicar ainda mais a existência. É possível ser mais resolutivo e menos problematizador em tudo o que fazemos.
Bloco 7
Mente
Na mente humana existem potencialidades maravilhosas. Infelizmente há seres que acionam as partes ruins e atributos negativos de suas mentes. A mente atua em tudo o que fazemos, entortando a vida ou a regrando profundamente equilibrada. Veremos a enorme diferença existente entre os modos de funcionar e a psicodinâmica de cada um, colocando a vida em fracasso paralisador ou em sucesso crescente. O educando vai explorar mais a sua mente de modo global, evitando os limites e estreitamentos comumentemente encontrados.
Conhecimento
Nesta área queremos estimular o educando para que explore o conhecimento, busque suas diversas fontes e meios. Mente, inteligência, atributos, pensamento e maturidade precisam de muito conhecimento. O conhecimento melhora a existência, já a ignorância é prejudicial. Quanto mais entendemos algo, mais fácil de superar ou dominar o tema em nossa vida. Aqui também veremos a importância do emprego conjugado de diversas ferramentas e meios de aprendizagem.
Intelecto
O intelecto é a parte da mente responsável pelo acúmulo de conceitos, teorias e conhecimentos, conjuga e concentra todas as informações de base mais racional, lógica e científica. Enfatizaremos neste tema a importante postura de ler mais livros como prioridade cotidiana. Saber o que outros pesquisadores já descobriram sobre certo assunto nos fornece luz para a superação de nossos próprios problemas. Aquilo que não está bem em nós ainda não foi suficientemente estudado ou refletido.
Cultura
Estimular o participante para que perceba a riqueza de informações contidas no mundo, buscando aprender com tudo à sua volta, quando faz turismo e realiza intercâmbios, participando de cursos e exposições, interagindo com todos os povos e culturas. A cultura é o conhecimento espalhado no mundo, disponível à nossa curiosidade e interesse em aprender mais. Tudo ensina a quem está atento e interessado. Pessoas bitoladas podem estar sendo dominadas por obsessões que estreitam a mente.
Cérebro
O cérebro é a central de controle que intermedia a mente, suas relações com o corpo e com o ambiente externo. Neste tema iremos estudar as regiões cerebrais, as principais funções, as especialidades de cada uma de suas partes, as interações existentes. Também veremos os transtornos que mais lhe afetam, as atividades que o estimulam, a avaliação de nossa memória e o papel que cada área cerebral desempenha na integração eu-mundo.
Bloco 8
Cognição
As cognições são compostas por miríades de funções, atributos e operações, mantendo ou mudando o psiquismo, movendo as engrenagens de nossa psicodinâmica, constituindo nossos estados psicológicos, produzindo o sucesso ou fracasso na condução do comportamento. Veremos aqui as diferentes ativações que fazemos em nossa psicodinâmica em várias áreas, assuntos e momentos da vida.
Pensamentos
Pensamentos são os motores do comportamento e da manifestação. Num dia podemos produzir diversos tipos de pensamentos, mais patológicos ou mais saudáveis. Pensamentos poderosos podem transformar a realidade, como também contaminar o psiquismo com todo tipo de psicopatologia. Veremos como mudar comportamentos mudando pensamentos.
Filosofia
No tema filosofia veremos as questões relacionadas ao caráter, à ética, aos comportamentos antiéticos, à presença da bondade ou da maldade, os princípios e valores que regem nossas condutas. Também estudaremos o quanto as sociedades ainda precisam avançar do ponto de vista filosófico, para que suas culturas possam atingir outros patamares civilizatórios.
Paradigma
O paradigma é um modelo de interpretação do mundo e de nós mesmos. Podemos dizer que os paradigmas funcionam como megaesquemas ou megalentes mentais. Cada área da vida pode apresentar diversos paradigmas. Desejamos discutir como construímos nossas visões em cada assunto e situação, verificando se não é o momento para desconstruções cognitivas e autoatualizações mentais.
Comportamentos
Neste assunto iremos fornecer 100 exemplos de comportamentos para que possam ser debatidos, estudados, analisados e entendidos pelos estudantes, estimulando que reflitam sobre a qualidade dos próprios comportamentos e suas conexões com o modo de pensar. Mais atenção aos comportamentos é mais ampliação do autoconhecimento.
Bloco 9
Atributos
O estudo dos atributos apresentará diversas atividades para que os educandos possam detectar em si mesmos quais são suas características mais marcantes, entendendo o que constitui seus eus e como evoluíram ao longo do tempo. Veremos também a relação dos atributos com a mente, o estudo, a prática e o conhecimento, constituindo as diversas habilidades, capacidades e competências que possuímos.
Defeitos
Defeito é um atributo que funciona mal, devido à sua constituição desequilibrada e imatura. As pessoas não gostam de admitir defeitos nem serem criticadas, no entanto, pouco fazem para a remoção ou extinção dessas características indesejadas. O educando poderá aprender como diagnosticar, corrigir e eliminar suas defeituosidades e deficiências psicológicas.
Qualidades
Durante a vida são as qualidades que catalisam o desenvolvimento, seguram o ser no caminho reto, proporcionam avanços, produzem orgulho, perfazem profissionais competentes e cidadãos mais produtivos. Pessoa com qualidade conseguiu regular seus traços e características para um nível de melhor funcionamento. Qualidades se conformam na mente e se expressam na forma de comportamentos.
Talentos
Este conteúdo tem por objetivo permitir ao educando conhecer personalidades talentosas, tipificar talentos e se informar sobre os meios de estimulá-los mais em si mesmo. Talentos são atributos no meio do caminho, entre as qualidades e as inteligências. Um só talento pode ser muito útil durante a trajetória da vida, mas certamente todos temos mais deles, que permanecem desconhecidos por puro autodesconhecimento.
Inteligências
Vamos apresentar ao educando uma seleção das principais inteligências já conhecidas em cada área da vida humana. Consideramos inteligência quando uma área da vida foi plenamente dominada e bem conduzida. Se os talentos são um conjunto de qualidades, inteligências são o agrupamento de dezenas de talentos. Pessoa inteligente amadureceu globalmente.
Bloco 10
Existência
Estudaremos aqui a complexidade da existência, fazendo uma revisão da vida, revisitando crises, analisando decisões, avaliando mudanças, identificando problemas, plotando reperspectivações, medindo os fracassos e realizações, entendendo percalços e paradoxos existenciais. Vamos analisar os fatores que conduzem o eu a uma inteligência existencial e sua importância na condução de uma vida mais interessante, equilibrada e produtiva. Vida é a mais completa escola existente.
Finanças
Problemas financeiros têm sido causa de inúmeras perturbações psicológicas nos dias atuais. Tema que está intimamente ligado a tantos outros, como as emoções, por exemplo, necessita de bom entendimento e moderação. Neste estudo serão sugeridas técnicas, meios e métodos de organização, planejamento e administração financeira pessoal. Serão tratados os subtemas e questões básicas para uma plena condução da área.
Espiritualidade
No último tema desta série, reservamos o estudo das questões mais sutis e superiores, para que sejamos conduzidos à melhor compreensão do nível mais alto de desenvolvimento que se constitui no sábio. Iremos revisar amplos subtemas como maturidade, parapsiquismo, educação, convívio, pacifismo e humanização. Além disso, faremos amplo levantamento sobre as características de personalidades históricas avançadas, para nos inspirar.
Trabalho
Trabalho é uma das áreas pilares da existência e onde passamos boa parte do tempo. Vale a pena refletir aqui a questão da relação entre satisfação e ganhos, investimentos úteis à carreira, novas experiências para o currículo, busca por especialização, cursos necessários ao contínuo aperfeiçoamento e ampliação do profissionalismo. Estimularemos a reflexão naqueles que estão insatisfeitos, com necessidade urgente de migrar para outros campos.
Projetos
O participante poderá definir com clareza quais os projetos que estão pendentes, as metas que gostaria de realizar, vendo suas prioridades para cada uma das áreas de sua vida. Observaremos também os projetos mortos, a desmotivação ou a acomodação que insiste em empobrecer o psiquismo. Nesse tema também permitimos ao educando ter plena clareza de tudo o que já fez, procurando sentir orgulho e traçando novos projetos existenciais.